Nossa história

Próximo Culto

Momento de encontro dos irmãos da Igreja do Coração em nosso espaço para louvar e agradecer a Deus.

A Igreja do Coração nasceu no coração de Deus. Ele sonhava com esta iniciativa e buscava pessoas para sonhar com Ele. E foi no início do segundo semestre de 2003 que as coisas começaram a se tornar mais palpáveis. O pastor Tcharley e sua esposa Karina se dispuseram a deixar Deus usar suas vidas e seu apartamento nesse processo. Com a proposta de um grupo de estudo da Bíblia, convidaram amigos e iniciaram as reuniões. Os estudos eram indutivos, o clima informal, o grupo refletia sobre o tema, orava, tinha um tempo junto e um lanchinho depois, eram os Grupos do Coração. Depois veio o violão e as músicas passaram a fazer parte da programação.

Em maio de 2004 foi feita a 1ª Jornada de 40 dias com Propósitos. Novas pessoas se juntaram ao que tinha um formato de pequeno grupo: comentários em torno das leituras da semana com slides de power point para guiar a discussão. Para oração o grupo se dividia, mulheres ficavam na sala e homens no escritório, compartilhavam os agradecimentos e pedidos. Aí começou o “amigo do coração”, os motivos de oração eram anotados em folhinhas que eram sorteadas como um amigo não-oculto, para definir quem cuidaria de quem durante aquela semana. Depois lanchavam juntos. Em junho de 2004 aconteceu o 1º Rancho, em um sítio na Serra da Moeda, onde o grupo passou o feriado de Corpus Christi junto, descansando e fazendo as celebrações à noite. Poucos dias depois veio o 1º Festival de Tortas do Coração, as tortas doadas pelo pessoal do grupo, o espaço emprestado, foi um sucesso. O dinheiro arrecadado foi usado para ajudar a custear as primeiras aquisições, os violões, o projetor e o lap top. Aí o formato das celebrações mudou, e além delas começaram a funcionar os Pequenos Grupos (PGs), um tempo para cuidar e ser cuidado, crescer e lanchar juntos.

Em 2005 veio a 2ª Jornada, os PGs estudaram o livro Uma Vida com Propósitos. O 2º Festival de Tortas já indicava que seriam uma tradição. Aí vieram as classes: Integração e Primeiro Período, que abordava os valores da Família do Coração. Foi o começo do Trilho do Discipulado. Em novembro aconteceram os primeiros batismos e a Igreja começou a crescer e a ocupar todos os cômodos do apartamento. Os mais antigos cediam os lugares aos novos, muitos se acomodavam no chão, no corredor, na cozinha. Era preciso encontrar outro local, pois os convites aos amigos já estavam inviáveis, o espaço era pouco. Foi difícil, a Igreja enfrentou preconceitos, e os valores dos aluguéis eram desafiadores (e continuam sendo até hoje!). A área de ação social da Igreja foi chamada Coração Solidário, e o recolhimento e entrega de cestas básicas e vestuário abençoou muitas famílias e os doadores também.

Em 2006, o Ano da UVA – Uma Vida Abundante, o pastor Tcharley e sua esposa Karina perderam o seu primeiro filho, Tiago, e isso foi um marco de união na Igreja, de cuidado, amor e fortalecimento da fé, por isso pessoas foram atraídas. A 3ª Jornada veio em clima de Copa do mundo, tudo verde e amarelo, e assistir aos jogos juntos virou evento, o Show de Bola. Para fechar a Jornada aconteceu o 1º Entrando no Jogo, evento de divulgação das oportunidades de serviço dos ministérios da Igreja para que outros pudessem participar da construção da história. E, claro, tivemos o 3º Festival de Tortas. Em outubro alugamos o galpão que apelidamos de “Nosso Espaço” e começou a grande reforma: todos trabalhando pesado na obra e correndo atrás de recursos para cobrir as despesas. A Igreja enfrentou lutas, materiais e equipamentos de construção foram furtados, o resultado foi muito aprendizado. Tivemos mais batismos. Em um local mais espaçoso era possível ter painéis temáticos e peças de teatro. Os PGs se revezavam na escala de limpeza e arrumação do “Nosso Espaço”, e aos domingos pela manhã as classes do Trilho de Discipulado continuavam. O lanchinho ao final da celebração virou lanchonete, nasceu o Espaço Gourmet que também oferecia refeições na hora do almoço. A lojinha do Coração oferecia camisas, livros de qualidade e canetas personalizadas.

2007 foi o Ano do Crescimento, além do Rancho em um sítio em Lagoa Santa, foi feito o 4º Festival de Tortas. Em seguida Deus nos deu um grande desafio, realizar o 1º Salva+Vidas: uma campanha para o cadastramento de doadores de medula óssea, que trouxe muito aprendizado para o Coração, muitas pessoas foram mobilizadas para ajudar no evento que foi feito num sábado no “Nosso Espaço”, que continuava passando por modificações na estrutura para atender às nossas necessidades. Esse ano teve também o Café com Flores no dia das mães, o Almoço no dia dos pais, os batismos no Dia da Família do Coração. Foi um tempo de crescimento na fé.

Em 2008, o ano da Esperança, Deus abençoou a nossa Igreja com a chegada do Hebert e do Cauan Pedro, dois lindos irmãos que foram adotados pelo pr. Tcharley e pela Karina. Deus literalmente renovou as nossas esperanças como família espiritual, mostrou que pode nos abençoar ricamente quando permanecemos firmes na fé. O Salva+Vidas cresceu, foram quatro campanhas em diferentes regiões de BH: PUC do Coração Eucarístico, bairro Goiânia, Parque Lagoa do Nado e bairro Serra Verde. Em agosto finalmente inauguramos o “Nosso Espaço”, uma celebração muito festiva para refletir sobre como Ele transformou as nossas vidas. Tivemos outro Dia da Família e comemoramos com batismos de novas pessoas que se juntaram a nós. Deus nos desafiou a olhar as necessidades ao nosso redor, compramos uma cadeira de rodas para o Pablo, ajudamos o menino Atos e sua família financeiramente, doando a esperança que inundou os nossos corações.

No meio do primeiro semestre de 2009, o Ano da Decisão, sentimos que Deus estava nos chamando para um novo desafio, definitivamente acomodação não era uma palavra que faria parte da nossa história! Por isso saímos em busca de um novo local para nossas atividades. E logo após o 6º Rancho passamos a nos reunir em um salão de festas e durante a semana no nosso escritório. Esta mudança nos fez entender que Juntos Somos Melhores, e a Jornada de 40 dias teve ênfase no “uns aos outros”, comemoramos com mais batismos. E inauguramos este novo site, o nosso único endereço fixo!

2010 foi o ano da Mudança. E quanta mudança! Foram muitas, desde o início de janeiro, quando Deus nos desafiou a reformar a casa de um casal de idosos em Nova Lima. Muita quebradeira, muita transformação, lá e nas nossas vidas também. Depois Deus nos chamou novamente a ter compaixão dos que sofriam, e isso se traduziu em uma grande mobilização, o Coração Solidário ao Rio, a campanha para arrecadar donativos para as vítimas das chuvas no RJ. A Jornada foi ilustrada com vídeos que nós mesmos gravamos e editamos, ficou divertida e personalizada. O 7º Rancho teve o tema Recarregando as Baterias e, então, veio a maior de todas as mudanças, era tempo de nos aquietarmos, de desacelerar mesmo, reavaliar, identificar onde era preciso mudar. E Deus tratou as nossas vidas até o fim de dezembro.

Agora, em 2011, estamos no ano da Edificação. Sabemos que se Deus não edificar as nossas vidas tudo, absolutamente tudo, será em vão. Continuamos prosseguindo para viver os planos de Deus como Igreja do Coração. Se Ele estiver lhe chamando para fazer parte desta história, junte-se a nós, você vai amar!